DISCERNIMENTOS DA SEMANA MISSIOÁRIA 2023

Animados por este tempo missionário, e sob a luz do tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), nos permitimos celebrar com alegria e disposição essa Semana Missionária em nossa comunidade paroquial.

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões se detém em três expressões-chave que resumem os três fundamentos da vida missionária dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”; “até os confins do mundo”; e “recebereis a força do Espírito Santo”. Motivados por esta mensagem, este ano somos chamados a nos inspirarmos no testemunho de missionários e missionárias que, nos confins do mundo, atuam em ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos ainda alheios ao Evangelho.

Sob a luz da ação evangelizadora da Igreja, olhemos para o exemplo de São Francisco Xavier e de Santa Terezinha do Menino Jesus, os padroeiros das missões. Estes, acolheram o chamado de Deus para o ardor missionário e evangelizaram o mundo dentro das suas realidades e estágios de vida, que eles intercedam por cada missionário e por cada família que estarão de portas abertas ao anúncio do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

O Papa Pio XI proclamou São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus como padroeiros universais da missão. Ambos se diferenciam em muitos aspectos. São de séculos diferentes: Xavier do século 16, Teresinha do século 20. Xavier viveu até os 46 anos de idade, tendo percorrido distâncias entre diversos países como missionário, falou e testemunhou o amor de Deus e seu Reino. Teresinha viveu até os 24 anos e dedicou grande parte de sua vida à oração no Carmelo, praticando de modo exemplar a caridade, a simplicidade evangélica e a confiança em Deus. (São Francisco Xavier) (Santa Terezinha).

Repletos da força do Espírito Santo, vamos juntos evangelizar!

Equipe Missionária Paroquial.

COFIRA ABAIXO OS DICERNIMENTOS PARA A SEMANA MISSIONÁRIA 2023