Santuário das Santas Almas da Barragem

Santa Missa: 2º domingo de novembro

Santas Almas da Barragem
Padroeiras do Santuário

A devoção às Santas Almas da Barragem é um movimento popular nascido na metade do século XX na cidade de Senador Pompeu - CE. A devoção consiste em um culto de memória às vítimas dos campos de concentração do Ceará criados na seca de 1932 em 05 cidades cearenses, sendo Senador Pompeu uma delas.

O Campo de Concentração do Patu foi montado no canteiro de obras da barragem do Patu em 1932. As pessoas eram atraídas com a promessa de trabalho mas ao entrarem nos campos eram impedidas de sair e viviam à margem da miséria. O Jornal O Povo em junho de 1932 estimava mais de 70 mil concentrados no estado sendo cerca de 16 mil apenas no campo do Patu.

Com o final da seca em 1933, os campos foram desfeitos e as pessoas retomaram suas vidas. Nos anos seguintes, os sobreviventes que permaneceram em Senador Pompeu, iniciaram um movimento de retorno ao campo do Patu, desta vez, para rezar pelos seus familiares que morreram e foram enterrados no campo. Um cemitério simbólico foi edificado no local e tornou-se o lugar de expressão para essa devoção.

As graças alcançadas por intermédios das Almas da Barragem começaram a ser conhecidas o que levou a construção de uma devoção popular em memória das vítimas do campo do Patu. As pessoas levam como ex-votos pão e água, para aqueles que passaram fome e sede na concentração durante a seca.

O padre Italiano Albino Donatti, que chegou à paróquia em 1982, reconheceu a devoção da comunidade e iniciou naquele mesmo ano uma romaria que partia da igreja matriz para o cemitério da barragem às 4:30 da manhã onde aconteceu a primeira missa em honra as santas almas. Ao longo dos anos a romaria cresceu e sob o título de Caminhada da Seca, reúne anualmente milhares de pessoas para caminhar ao campo santo do sertão e celebrar a memórias daqueles que morreram vítimas dos campos de concentração cearense.

A Caminhada da Seca se tornou uma Romaria Diocesana no ano de 2010 e em 2022 ingressou no roteiro oficial de turismo religioso do estado do Ceará. Senador Pompeu é o único campo que possui uma memória edificada, os casarões da barragem resistem ao tempo para contar a história da seca de 1932. Unido à eles, a Caminhada da Seca foi um instrumento potencializador da história, levando ao reconhecimento do Sítio Histórico do Patu como Patrimônio Cultural.

Veja mais em:

Documentário As Almas do Povo é o Santo do Povo

Documentário Casarões da Memória, Caminhada da Fé

Fontes: Mayk Lenno, Instituto Casarão e Uzina Vídeos.

FOTOS DO SANTUÁRIO

FONTES: IMANGES RETIRADAS DOS JORNAIS O POVO, DIÁRIO DO NORDESTE E DA REVISTA MEMÓRIAS DA SECA (FAPESP)